quinta-feira, 11 de junho de 2009

Jim Jones - o Pastor evangélico que tornou-se sinônimo de grupo suicida


James Warren "Jim" Jones (Crete, Indiana, 13 de maio de 1931 – Jonestown, 18 de novembro de 1978) foi pastor evangélico estado-unidense,e fundador da igreja Templo do Povo, que tornou-se sinônimo de grupo suicida após o suicídio em massa de 18 de novembro de 1978 por envenenamento em sua isolada coletividade comunitária agrícola chamada Jonestown, localizada na Guiana. Jones foi encontrado morto com um ferimento de bala na cabeça junto a outros 909 corpos.

Jim Jones inspirou o humorista brasileiro Chico Anysio a criar o personagem Tim Tones, interpretado pelo próprio no seu programa Chico Anysio Show na Rede Globo.
O grupo Titãs cita Jim Jones na canção "Nome aos Bois", do álbum Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987).

O Massacre de Jonestown ocorreu 18 de novembro de 1978 na Guiana. Mais de 909 pessoas morrerem neste evento, resultando na maior perda de vidas de civis norte-americanas em desastres não naturais até os ataques de 11 de setembro. O Peoples Temple (Templo dos Povos), com sede em San Francisco, EUA, era conduzido pelo líder religioso Jim Jones. O fanatismo religioso é visto como um caso extremo. O reverendo Jones veio ao Brasil em 1970 e depois decide se instalar na Guiana.
Após 25 anos foi feita nos Estados Unidos uma solenidade em homenagem aos falecidos. Dois filhos de Jim Jones estavam presentes no cemitério onde foram enterradas 400 pessoas.

O reverendo Jim Jones começou a Peoples Temple para ajudar os sem-teto, desempregados e doentes de todas as raças, mas ex-membros afirmaram que abusos eram comuns dentro do grupo. Para remover este grupo do olhar examinador da sociedade, Jim Jhones começou uma colônia nas selvas da Guiana, onde esperava construir uma utopia tropical. Quando um congressista visitou a comunidade juntamente com três jornalistas para investigar alegações de abuso eles foram mortos quando tentavam deixar o local. Depois deste tiroteio 913 membros da comunidade beberam cianureto com suco, em um suicídio coletivo. Há registros de áudio e vídeo do evento e muitas pessoas foram forçadas a beber o veneno, incluindo centenas de crianças.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Jonestown
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Jones
http://hypescience.com/jim-jones-e-o-suicidio-coletivo-de-900-pessoas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário